Letrando e Alfabetizando
Entende-se que a alfabetização é um processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, e o letramento um processo de inserção e participação na cultura escrita. Neste sentido, apesar de serem processos diferentes, cada um com suas especificidades, são complementares e inseparáveis, ambos dispensáveis. É importante ressaltar que estes processos não se dão de forma seqüencial, vindo um após o outro, como se o letramento fosse uma preparação para a alfabetização, ou como se alfabetização fosse condição indispensável para o início do letramento.
Ação Pedagógica é o de conciliar esses processos de maneira articulada e simultânea, buscando garantir aos educandos apropriação do sistema alfabético-ortografico e as condições de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.
As práticas pedagógicas devem ser voltadas à alfabetização as quais necessitam explorar o conhecimento, valorização e utilização dos modos de produção e circulação da escrita na sociedade, visando conhecer seus usos e funções. É importante que o educador proporcione aos educandos o contato com diferentes gêneros textuais, através de vivencias significativas.
“O mais adequado, pedagogicamente e até psicologicamente, é que a criança
aprenda simultaneamente todas as competências e habilidades na aquisição
da língua escrita: aprenda a decodificar e codificar, isto é, aprenda as relações os “sons” e as letras e grafemas ao mesmo tempo em que aprenda a compreender textos, a construir sentido para os textos, e ainda aprenda as funções da escrita, os diferentes gêneros de textos.....”
Magna Soares (2005, p.10).
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário