sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES
CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA:
Professora/cursita: Claussia Tonetto Albuquerque

EEB. Flordoardo Cabral

O caderno de Teoria e Prática número 06, apresenta sugestões para trabalhar com a produção textual, que deve levar em consideração a importância dos alunos a conhecerem o tema previamente ou buscar informações sobre ele, trocar idéias, planejar a melhor forma de expor as mesmas no texto escrito e trabalhar com a revisão e edição textual.
As atividades que envolvem a argumentação são prazerosas, pois através delas os alunos podem expressar debater e dialogar sobre suas opiniões numa constante integração com os interlocutores.
Procurou-se contemplar algumas práticas do AAA número 06 as quais trabalham com a argumentação destacando: argumentação e linguagem, o senso comum na defasa de idéias.
Os alunos leram o texto “Acne, ela incomoda” e com ajuda do/a professor/a oralmente foram destacando exemplos de trechos onde há relatos de médicos, pesquisas, estatísticas, causas da acne e conseqüência do tratamento e opiniões diversas. Tal levantamento serviu para explicar-lhes o que são argumentos e também o que é uma tese.
Num segundo momento os alunos resolveram as questões propostas. Alguns sentiram dificuldades de identificar a tese. Talvez por terem resistência a nova nomenclatura.
E os exercícios foram realizados com muito interesse e alcançados bons resultados.

2 comentários: