CURSISTA: ISAIAS RAFAEL DE LIZ
Relatório do TP1 Unidade 1 – Variantes Lingüísticas
Uma língua não possui apenas uma variedade lingüística, mas uma diversidade que consiste em uma ou mais formas de dizer a mesma coisa.
Deparamo-nos com vários níveis de variação: o fonológico, o sintático e o morfológico. A variação é motivada por diferenças na origem geográfica, social, fatores como idade, sexo, relações econômicas e culturais.
A variação lingüística não se restringe apenas por origem social e geográfica. Um mesmo indivíduo pode alternar em diferentes formas lingüísticas de acordo com a variação e as circunstâncias que o cercam, ou seja, uma pessoa usa várias variantes ao longo do dia para se comunicar.
A variação estilística ou de registro, é o resultado da adequação da expressão de acordo com as finalidades específica do processo de interação verbal com base no grau de formalidade que o falante usa para compor seu enunciado.
Conclui-se que há diversas variantes lingüísticas e cabe ao falante escolher entre as diversas variantes conforme variam as circunstâncias de interação.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário