domingo, 12 de julho de 2009

Relatório Professora Cursista: Carla Cristine de Liz da Silva



Lages e toda região serrana têm sua identidade própria, em razão de sua história, de suas raízes, de sua cultura e de seus costumes preservados em total harmonia com o ambiente rural.
“ A Princesa da Serra” não recebeu esta denominação por acaso, o título se deve ao seu imenso potencial turístico e às inúmeras belezas naturais que possui. Formada por mata nativa de araucária, associada a algumas espécies como, canela e bracatinga, apresenta como ponto forte a beleza natural dos campos.
Em Lages há um sentimento muito forte de amor à própria terra. No contato com a população se descobre o carinho e as virtudes do serrano, qualidades que se manifestam em suas festas, no artesanato, no folclore regionalista com suas danças, na música e na gastronomia, que a torna conhecida em todo país, como a Capital Nacional do Turismo Rural.
“ Junto ao fogo no chão, o homem do campo conta história de tropeiros e as lendas do lugar: Gralha Azul, ladrão de Cincerros, Serpente do Tanque, Roncador, Boi de Botas. Em uma pausa, saboreia um pouco de pinhão assado na brasa. Calmamente toma chimarrão”...
Envolvido por este clima e motivado pelo inicio da 21ª Festa Nacional do Pinhão resolvemos com os nossos alunos resgatar a história rica em diversidade cultural da região serrana.
Os alunos buscaram informações, pesquisaram fatos históricos, fizeram entrevistas montaram estandes e explicaram seus trabalhos aos visitantes. Valorizando o respeito a história e os costumes da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário