Comentário Formadora Leopolda P. Camargo
A Literatura Infantil no Letramento e Alfabetização
O ato de alfabetizar consiste em dominar um conjunto de técnicas, procedimentos e habilidades de decodificação. O letramento define-se pelo processo da significação da palavra e do contexto a relação do sujeito fato e realidade. Juntando a literatura a estes dois processos de dúvidas e polêmicas aprimora e seduz ao desenvolvimento e interesse do sujeito reflexivo e ativo no meio em que está inserido.
A Literatura Infantil no Letramento e Alfabetização
O ato de alfabetizar consiste em dominar um conjunto de técnicas, procedimentos e habilidades de decodificação. O letramento define-se pelo processo da significação da palavra e do contexto a relação do sujeito fato e realidade. Juntando a literatura a estes dois processos de dúvidas e polêmicas aprimora e seduz ao desenvolvimento e interesse do sujeito reflexivo e ativo no meio em que está inserido.
Alfabetização é adquirir o domínio de um código o qual é utilizado para ler e escrever. Ou habilidade para desempenhar várias funções, seja no campo tecnológico, manipulação de instrumentos científicos de cunho altamente mecânico prima pelo fato de decorar regras que permitem o sucesso, a agilidade sem intervenção de sentido ou significado.
No entanto o letramento implica em utilizar várias utilidades com o objetivo de informação, integração desta habilidades bem como: memorizar, dinâmicas carregadas de significados, além de divertir e entender, produzir saber, compreender as partes como um todo, o contexto o qual venha proporcionar instrumentos condutores para a aprendizagem orientada e de maneira agradável para o aprendiz se interessar e produzir.
Contudo ainda pode-se contar com outro artifício de relevância e interesse quando se trata de letramento que é a Literatura Infantil, onde a mesma propõe, conduz e leva o aprendiz ao mundo imaginário e faz com que este interaja com outras formas de interesse despertando “Ns” gêneros inseridos no mundo do universo das letras,da escrita e da leitura, cujo hábito é o alicerce do saber fazer e concretizar criações e recreações dentro da realidade que socializa o meio, sujeito e objeto.
O trabalho do mediador/orientador fica atraente quando ele faz este paralelo entre alfabetização X letramento e entende que o lúdico, a brincadeira séria que é a Literatura Infantil, nunca mais ele abandona este leque aberto de oportunidades. E efetivamente realiza um trabalho de letramento e deixa de ser um mero alfabetizador e sim um orientador que tem como objetivo letrar o aprendiz.
Gestar II – CEDUP Renato Ramos
No entanto o letramento implica em utilizar várias utilidades com o objetivo de informação, integração desta habilidades bem como: memorizar, dinâmicas carregadas de significados, além de divertir e entender, produzir saber, compreender as partes como um todo, o contexto o qual venha proporcionar instrumentos condutores para a aprendizagem orientada e de maneira agradável para o aprendiz se interessar e produzir.
Contudo ainda pode-se contar com outro artifício de relevância e interesse quando se trata de letramento que é a Literatura Infantil, onde a mesma propõe, conduz e leva o aprendiz ao mundo imaginário e faz com que este interaja com outras formas de interesse despertando “Ns” gêneros inseridos no mundo do universo das letras,da escrita e da leitura, cujo hábito é o alicerce do saber fazer e concretizar criações e recreações dentro da realidade que socializa o meio, sujeito e objeto.
O trabalho do mediador/orientador fica atraente quando ele faz este paralelo entre alfabetização X letramento e entende que o lúdico, a brincadeira séria que é a Literatura Infantil, nunca mais ele abandona este leque aberto de oportunidades. E efetivamente realiza um trabalho de letramento e deixa de ser um mero alfabetizador e sim um orientador que tem como objetivo letrar o aprendiz.
Gestar II – CEDUP Renato Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário