domingo, 6 de dezembro de 2009

Cursista: Geovana Buttner Oliveira Gasparin
Texto sobre Letramento

LETRAMENTO

O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra.

Paulo Freire afirma que: o domínio sobre os signos lingüísticos escritos, mesmo pela criança que se alfabetiza, pressupõe uma experiência social que o precede a da 'leitura' do mundo, que é chamado de letramento.

O termo “letramento” surgiu de necessidade de que não basta apenas o saber ler e escrever, precisa é saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às determinações de leitura e de escrita que a sociedade faz.

O letramento é o resultado da ação de ensinar e/ou aprender a ler e escrever, é também um fenômeno social, e fundamenta as características sócio-históricas ao se adquirir um sistema de escrita por um grupo social.

Letramento decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e verbal. É a função social da escrita.

O estudo sobre este tema facilitaria o desempenho das pessoas na escrita, na assimilação da leitura e diferenciar melhor aquilo que estudou para por em prática. Pois um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever; letrado é quem sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.

Então, letrar é fazer indivíduos (crianças e adultos) dispor do uso da leitura e da escrita, envolvendo-se em práticas sociais. É ser amigo dos livros; fazer uma bela leitura e repassar para quem não possui esse dom os ensinamentos que o letramento oferece.

E o papel da escola é trabalhar a competência comunicativa sem desvalorizar a cultura do aluno, aquilo que traz de seu meio social. Mostrar as diferentes formas de falar, escrever e ler.

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